METODOLOGIA DE ENSINO DA GINÁSTICA
Existem alguns fatores ou parâmetros individuais e sócio-ambientais que podem influenciar positivamente a qualidade de vida de indivíduos ou grupos populacionais. Podemos destacar como INCORRETO:
A hereditariedade, estilo de vida, baixa alto estima e educação.
A moradia, transporte e a segurança.
A segurança, assistência médica e as condições de trabalho.
Controle do stress, atividade física habitual, relacionamento e comportamento preventivo.
Remuneração e educação.
Em relação à prática da ginástica enquanto alto rendimento é falso afirmar que:
Participam de programas de treinamento exaustivos que necessitam desenvolver vários aspectos físicos, cognitivos e psicológicos.
O atleta deve ser visto como uma “máquina” que deve ser esgotada ao seu rendimento máximo.
Os atletas de alto rendimento se apresentam com uma preparação física distinta da média da população, e têm ainda uma preparação mental igualmente excepcional.
Mesmo diante de tantas exigências e sacrifícios, estes atletas permanecem na modalidade pelo simples prazer inerente à sua prática, pela necessidade de se auto superar e até vivenciar situações estimuladoras
Assim como, existem os atletas que tem a prática da ginástica como meio de sobrevivência, que fazem dela sua profissão, mas que nem por isso pode-se esquecer de sua condição humana e não apenas focar no esgotamento de seu corpo.
Entendemos que a ginástica deverá ser abordada diferentemente nas diversas faixas etárias, para tanto, é importante nos atentarmos na forma como deverão ser elencados seus conteúdos. Assinale a alternativa incorreta:
A ginástica não é recomendada para crianças por ter muitos movimentos difíceis e com pouca segurança.
Para os idosos o professor ensine movimentos que envolvam força, flexibilidade e resistência.
Para os adolescentes o professor pode interdisciplinarizar os conhecimentos de ginástica, por exemplo, apresentando informações uníssonas com biomecânica, biologia, corpo, dentre outros.
Através da ginástica para adultos devemos priorizar exercícios que irão melhorar sua capacidade física e habilidade motora.
Na infância as histórias infantis podem ser utilizadas como estratégia para o ensino de elementos gímnicos.
A tarefa de incluir a ginástica no contexto escolar não é fácil, já que as políticas públicas para ampliação de espaço físico, a compra de materiais e a constante necessidade de capacitação e ampliação de conhecimento dos professores ainda é escasso ou tímido. No entanto, independente da modalidade gímnica a ser elencada na escola, é preciso que o processo de aplicação seja coerente com a função da escola, ou seja, que respeite os alunos, instigue sua participação crítica e criativa, auxiliando na formação humana desse indivíduo. Para tanto, é preciso que:
Adaptar a técnica é condição para não descaracterizar a modalidade e dar possibilidade para que todos os alunos participem com segurança e motivação.
O professor deve realizar comparações formais e classificatórias para que o aluno tenha clareza do que precisa melhorar.
Em todo final de trabalho com a modalidade gímnica deve-se realizar um festival de ginástica para que o aluno apresente o seu trabalho.
Por questões de segurança a prática da ginástica só pode ser realizada em colchões, já que ela caracteriza-se pelas acrobacias de solo (rolamentos, estrelas, paradas e etc).
Ao ser implantada na educação física escolar, o professor foque primordialmente na detecção de talentos esportivos para montar grupos extracurriculares.
A ginástica na adolescência deve ser pautada em, exceto:
Ensinar as técnicas específicas da ginástica, incentivando a prática apenas entre alunos talentosos.
Iniciar um trabalho voltado para a aptidão física, entendida como o desenvolvimento global e equilibrado das capacidades físicas (resistência aeróbica, resistência muscular localizada e flexibilidade).
Trabalhar o aperfeiçoamento em habilidades específicas da modalidade praticada, no caso a ginástica.
Prevenir ou amenizar problemas posturais, que muitas vezes ocorrem devido ao desenvolvimento e mudanças corporais típicas da adolescência.
Aumentar gradativamente a complexidade e intensidade dos exercícios ginásticas a medida que se aumenta o repertório motor e as capacidades físicas.
Abaixo temos alguns movimentos da ginástica:
I - A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
II - A impulsão para um salto sobre a mesa.
III - A corrida para executar um mortal.
IV - A posição de abertura máxima das pernas no solo.
V - Um rolamento no solo.
Assinale a alternativa correta correspondente a esses movimentos.
I – Equilíbrio Dinâmico; II – Força Explosiva; - III – Resistência Anaeróbia; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Estático.
I – Equilíbrio Estático; II – Força Explosiva; - III – Velocidade de Deslocamento; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Dinâmico.
I – Flexibilidade; II – Força Explosiva; III – Velocidade de Deslocamento; IV – Agilidade; V – Resistência Aeróbia.
I – Velocidade de Reação; II – Força Explosiva; III – Flexibilidade; IV – Resistência Aeróbia; V – Agilidade.
I – Flexibilidade; II – Resistência Anaeróbia; III – Velocidade de Reação; IV – Agilidade; V – Força Máxima.
Assinale o movimento da ginástica que corresponde a um exemplo de equilíbrio estático:
A impulsão para um salto sobre a mesa.
A posição de abertura máxima das pernas no solo.
A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
Um rolamento no solo.
A corrida para executar um mortal.
Ao analisarmos os estudos sobre ginástica na escola é quase que unânime a opção pelo trabalho da ginástica geral nesse ambiente. Caracterizada pela base gímnica, no qual é importante a vivência de todas as ginásticas, na ginástica geral instiga-se o trabalho com vários fundamentos, exceto:
O número indefinido de participantes, mesclando sempre que possível os níveis de habilidades;
A composição coreográfica enquanto processo de ensino;
O uso de materiais não-tradicionais ao invés dos tradicionais, pelo seu valor da criatividade;
A inserção de vários elementos da cultura, como o teatro e o circo.
A liberdade de vestimentas para que esta se encaixe nos temas escolhidos;
O ser humano é um ser em constante movimento. O movimentar-se é a forma de se comunicar, estar e ser no mundo. No decorrer da história da humanidade, alguns movimentos específicos, relacionados às capacidades e habilidades físicas, passaram a ser organizados em diferentes categorias: na pré-história exercícios que facilitavam a sobrevivência (caça e pesca); na Antiguidade os exercícios como forma de cuidado do corpo integral (Atenas) ou para fortificar os guerreiros (Esparta); na Idade Média os exercícios para conquista de territórios (lutas); até que, nos tempos modernos ocorre a sistematização de diversas possibilidades de prática de exercícios físicos, que convencionou-se a chamar de “Métodos Ginásticos”. Mesmo com alguns ideais em comum, os métodos ginásticos organizaram-se diferentemente, sendo correta as opções:
I. Método Natural Calistênico: cujo princípio parlamentar visava a formação de líderes com espírito de iniciativa e leais para formar chefes de empreendimentos, principalmente pelo fato de estar à tona o crescimento da industrialização;
II. Método Sueco: organizava-se de forma que as questões relativas a rítmica e estética eram elencados e, no qual, o manuseio de aparelhos de pequeno porte, como bastões, arcos e cordas passaram a ser utilizados.
III. Método Alemão: com o intuito de acender o espírito a serviço da nação, trabalham com materiais fixos e portáteis (como barra, corda, vara, cavalo) no qual ocorre a criação de parques e ginásios para a prática de ginástica;
IV. Método Francês: Influenciados pelo pensamento de Jahn, visa o vigor físico de soldados, comandados por Napoleão, sendo, portanto fortemente influenciados por interesses dos movimentos naturais do ser humano;
Alternativas:
A hereditariedade, estilo de vida, baixa alto estima e educação.
A moradia, transporte e a segurança.
A segurança, assistência médica e as condições de trabalho.
Controle do stress, atividade física habitual, relacionamento e comportamento preventivo.
Remuneração e educação.
Em relação à prática da ginástica enquanto alto rendimento é falso afirmar que:
Participam de programas de treinamento exaustivos que necessitam desenvolver vários aspectos físicos, cognitivos e psicológicos.
O atleta deve ser visto como uma “máquina” que deve ser esgotada ao seu rendimento máximo.
Os atletas de alto rendimento se apresentam com uma preparação física distinta da média da população, e têm ainda uma preparação mental igualmente excepcional.
Mesmo diante de tantas exigências e sacrifícios, estes atletas permanecem na modalidade pelo simples prazer inerente à sua prática, pela necessidade de se auto superar e até vivenciar situações estimuladoras
Assim como, existem os atletas que tem a prática da ginástica como meio de sobrevivência, que fazem dela sua profissão, mas que nem por isso pode-se esquecer de sua condição humana e não apenas focar no esgotamento de seu corpo.
Entendemos que a ginástica deverá ser abordada diferentemente nas diversas faixas etárias, para tanto, é importante nos atentarmos na forma como deverão ser elencados seus conteúdos. Assinale a alternativa incorreta:
A ginástica não é recomendada para crianças por ter muitos movimentos difíceis e com pouca segurança.
Para os idosos o professor ensine movimentos que envolvam força, flexibilidade e resistência.
Para os adolescentes o professor pode interdisciplinarizar os conhecimentos de ginástica, por exemplo, apresentando informações uníssonas com biomecânica, biologia, corpo, dentre outros.
Através da ginástica para adultos devemos priorizar exercícios que irão melhorar sua capacidade física e habilidade motora.
Na infância as histórias infantis podem ser utilizadas como estratégia para o ensino de elementos gímnicos.
A tarefa de incluir a ginástica no contexto escolar não é fácil, já que as políticas públicas para ampliação de espaço físico, a compra de materiais e a constante necessidade de capacitação e ampliação de conhecimento dos professores ainda é escasso ou tímido. No entanto, independente da modalidade gímnica a ser elencada na escola, é preciso que o processo de aplicação seja coerente com a função da escola, ou seja, que respeite os alunos, instigue sua participação crítica e criativa, auxiliando na formação humana desse indivíduo. Para tanto, é preciso que:
Adaptar a técnica é condição para não descaracterizar a modalidade e dar possibilidade para que todos os alunos participem com segurança e motivação.
O professor deve realizar comparações formais e classificatórias para que o aluno tenha clareza do que precisa melhorar.
Em todo final de trabalho com a modalidade gímnica deve-se realizar um festival de ginástica para que o aluno apresente o seu trabalho.
Por questões de segurança a prática da ginástica só pode ser realizada em colchões, já que ela caracteriza-se pelas acrobacias de solo (rolamentos, estrelas, paradas e etc).
Ao ser implantada na educação física escolar, o professor foque primordialmente na detecção de talentos esportivos para montar grupos extracurriculares.
A ginástica na adolescência deve ser pautada em, exceto:
Ensinar as técnicas específicas da ginástica, incentivando a prática apenas entre alunos talentosos.
Iniciar um trabalho voltado para a aptidão física, entendida como o desenvolvimento global e equilibrado das capacidades físicas (resistência aeróbica, resistência muscular localizada e flexibilidade).
Trabalhar o aperfeiçoamento em habilidades específicas da modalidade praticada, no caso a ginástica.
Prevenir ou amenizar problemas posturais, que muitas vezes ocorrem devido ao desenvolvimento e mudanças corporais típicas da adolescência.
Aumentar gradativamente a complexidade e intensidade dos exercícios ginásticas a medida que se aumenta o repertório motor e as capacidades físicas.
Abaixo temos alguns movimentos da ginástica:
I - A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
II - A impulsão para um salto sobre a mesa.
III - A corrida para executar um mortal.
IV - A posição de abertura máxima das pernas no solo.
V - Um rolamento no solo.
Assinale a alternativa correta correspondente a esses movimentos.
I – Equilíbrio Dinâmico; II – Força Explosiva; - III – Resistência Anaeróbia; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Estático.
I – Equilíbrio Estático; II – Força Explosiva; - III – Velocidade de Deslocamento; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Dinâmico.
I – Flexibilidade; II – Força Explosiva; III – Velocidade de Deslocamento; IV – Agilidade; V – Resistência Aeróbia.
I – Velocidade de Reação; II – Força Explosiva; III – Flexibilidade; IV – Resistência Aeróbia; V – Agilidade.
I – Flexibilidade; II – Resistência Anaeróbia; III – Velocidade de Reação; IV – Agilidade; V – Força Máxima.
Assinale o movimento da ginástica que corresponde a um exemplo de equilíbrio estático:
A impulsão para um salto sobre a mesa.
A posição de abertura máxima das pernas no solo.
A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
Um rolamento no solo.
A corrida para executar um mortal.
Ao analisarmos os estudos sobre ginástica na escola é quase que unânime a opção pelo trabalho da ginástica geral nesse ambiente. Caracterizada pela base gímnica, no qual é importante a vivência de todas as ginásticas, na ginástica geral instiga-se o trabalho com vários fundamentos, exceto:
O número indefinido de participantes, mesclando sempre que possível os níveis de habilidades;
A composição coreográfica enquanto processo de ensino;
O uso de materiais não-tradicionais ao invés dos tradicionais, pelo seu valor da criatividade;
A inserção de vários elementos da cultura, como o teatro e o circo.
A liberdade de vestimentas para que esta se encaixe nos temas escolhidos;
O ser humano é um ser em constante movimento. O movimentar-se é a forma de se comunicar, estar e ser no mundo. No decorrer da história da humanidade, alguns movimentos específicos, relacionados às capacidades e habilidades físicas, passaram a ser organizados em diferentes categorias: na pré-história exercícios que facilitavam a sobrevivência (caça e pesca); na Antiguidade os exercícios como forma de cuidado do corpo integral (Atenas) ou para fortificar os guerreiros (Esparta); na Idade Média os exercícios para conquista de territórios (lutas); até que, nos tempos modernos ocorre a sistematização de diversas possibilidades de prática de exercícios físicos, que convencionou-se a chamar de “Métodos Ginásticos”. Mesmo com alguns ideais em comum, os métodos ginásticos organizaram-se diferentemente, sendo correta as opções:
I. Método Natural Calistênico: cujo princípio parlamentar visava a formação de líderes com espírito de iniciativa e leais para formar chefes de empreendimentos, principalmente pelo fato de estar à tona o crescimento da industrialização;
II. Método Sueco: organizava-se de forma que as questões relativas a rítmica e estética eram elencados e, no qual, o manuseio de aparelhos de pequeno porte, como bastões, arcos e cordas passaram a ser utilizados.
III. Método Alemão: com o intuito de acender o espírito a serviço da nação, trabalham com materiais fixos e portáteis (como barra, corda, vara, cavalo) no qual ocorre a criação de parques e ginásios para a prática de ginástica;
IV. Método Francês: Influenciados pelo pensamento de Jahn, visa o vigor físico de soldados, comandados por Napoleão, sendo, portanto fortemente influenciados por interesses dos movimentos naturais do ser humano;
Alternativas:
Participam de programas de treinamento exaustivos que necessitam desenvolver vários aspectos físicos, cognitivos e psicológicos.
O atleta deve ser visto como uma “máquina” que deve ser esgotada ao seu rendimento máximo.
Os atletas de alto rendimento se apresentam com uma preparação física distinta da média da população, e têm ainda uma preparação mental igualmente excepcional.
Mesmo diante de tantas exigências e sacrifícios, estes atletas permanecem na modalidade pelo simples prazer inerente à sua prática, pela necessidade de se auto superar e até vivenciar situações estimuladoras
Assim como, existem os atletas que tem a prática da ginástica como meio de sobrevivência, que fazem dela sua profissão, mas que nem por isso pode-se esquecer de sua condição humana e não apenas focar no esgotamento de seu corpo.
Entendemos que a ginástica deverá ser abordada diferentemente nas diversas faixas etárias, para tanto, é importante nos atentarmos na forma como deverão ser elencados seus conteúdos. Assinale a alternativa incorreta:
A ginástica não é recomendada para crianças por ter muitos movimentos difíceis e com pouca segurança.
Para os idosos o professor ensine movimentos que envolvam força, flexibilidade e resistência.
Para os adolescentes o professor pode interdisciplinarizar os conhecimentos de ginástica, por exemplo, apresentando informações uníssonas com biomecânica, biologia, corpo, dentre outros.
Através da ginástica para adultos devemos priorizar exercícios que irão melhorar sua capacidade física e habilidade motora.
Na infância as histórias infantis podem ser utilizadas como estratégia para o ensino de elementos gímnicos.
A tarefa de incluir a ginástica no contexto escolar não é fácil, já que as políticas públicas para ampliação de espaço físico, a compra de materiais e a constante necessidade de capacitação e ampliação de conhecimento dos professores ainda é escasso ou tímido. No entanto, independente da modalidade gímnica a ser elencada na escola, é preciso que o processo de aplicação seja coerente com a função da escola, ou seja, que respeite os alunos, instigue sua participação crítica e criativa, auxiliando na formação humana desse indivíduo. Para tanto, é preciso que:
Adaptar a técnica é condição para não descaracterizar a modalidade e dar possibilidade para que todos os alunos participem com segurança e motivação.
O professor deve realizar comparações formais e classificatórias para que o aluno tenha clareza do que precisa melhorar.
Em todo final de trabalho com a modalidade gímnica deve-se realizar um festival de ginástica para que o aluno apresente o seu trabalho.
Por questões de segurança a prática da ginástica só pode ser realizada em colchões, já que ela caracteriza-se pelas acrobacias de solo (rolamentos, estrelas, paradas e etc).
Ao ser implantada na educação física escolar, o professor foque primordialmente na detecção de talentos esportivos para montar grupos extracurriculares.
A ginástica na adolescência deve ser pautada em, exceto:
Ensinar as técnicas específicas da ginástica, incentivando a prática apenas entre alunos talentosos.
Iniciar um trabalho voltado para a aptidão física, entendida como o desenvolvimento global e equilibrado das capacidades físicas (resistência aeróbica, resistência muscular localizada e flexibilidade).
Trabalhar o aperfeiçoamento em habilidades específicas da modalidade praticada, no caso a ginástica.
Prevenir ou amenizar problemas posturais, que muitas vezes ocorrem devido ao desenvolvimento e mudanças corporais típicas da adolescência.
Aumentar gradativamente a complexidade e intensidade dos exercícios ginásticas a medida que se aumenta o repertório motor e as capacidades físicas.
Abaixo temos alguns movimentos da ginástica:
I - A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
II - A impulsão para um salto sobre a mesa.
III - A corrida para executar um mortal.
IV - A posição de abertura máxima das pernas no solo.
V - Um rolamento no solo.
Assinale a alternativa correta correspondente a esses movimentos.
I – Equilíbrio Dinâmico; II – Força Explosiva; - III – Resistência Anaeróbia; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Estático.
I – Equilíbrio Estático; II – Força Explosiva; - III – Velocidade de Deslocamento; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Dinâmico.
I – Flexibilidade; II – Força Explosiva; III – Velocidade de Deslocamento; IV – Agilidade; V – Resistência Aeróbia.
I – Velocidade de Reação; II – Força Explosiva; III – Flexibilidade; IV – Resistência Aeróbia; V – Agilidade.
I – Flexibilidade; II – Resistência Anaeróbia; III – Velocidade de Reação; IV – Agilidade; V – Força Máxima.
Assinale o movimento da ginástica que corresponde a um exemplo de equilíbrio estático:
A impulsão para um salto sobre a mesa.
A posição de abertura máxima das pernas no solo.
A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
Um rolamento no solo.
A corrida para executar um mortal.
Ao analisarmos os estudos sobre ginástica na escola é quase que unânime a opção pelo trabalho da ginástica geral nesse ambiente. Caracterizada pela base gímnica, no qual é importante a vivência de todas as ginásticas, na ginástica geral instiga-se o trabalho com vários fundamentos, exceto:
O número indefinido de participantes, mesclando sempre que possível os níveis de habilidades;
A composição coreográfica enquanto processo de ensino;
O uso de materiais não-tradicionais ao invés dos tradicionais, pelo seu valor da criatividade;
A inserção de vários elementos da cultura, como o teatro e o circo.
A liberdade de vestimentas para que esta se encaixe nos temas escolhidos;
O ser humano é um ser em constante movimento. O movimentar-se é a forma de se comunicar, estar e ser no mundo. No decorrer da história da humanidade, alguns movimentos específicos, relacionados às capacidades e habilidades físicas, passaram a ser organizados em diferentes categorias: na pré-história exercícios que facilitavam a sobrevivência (caça e pesca); na Antiguidade os exercícios como forma de cuidado do corpo integral (Atenas) ou para fortificar os guerreiros (Esparta); na Idade Média os exercícios para conquista de territórios (lutas); até que, nos tempos modernos ocorre a sistematização de diversas possibilidades de prática de exercícios físicos, que convencionou-se a chamar de “Métodos Ginásticos”. Mesmo com alguns ideais em comum, os métodos ginásticos organizaram-se diferentemente, sendo correta as opções:
I. Método Natural Calistênico: cujo princípio parlamentar visava a formação de líderes com espírito de iniciativa e leais para formar chefes de empreendimentos, principalmente pelo fato de estar à tona o crescimento da industrialização;
II. Método Sueco: organizava-se de forma que as questões relativas a rítmica e estética eram elencados e, no qual, o manuseio de aparelhos de pequeno porte, como bastões, arcos e cordas passaram a ser utilizados.
III. Método Alemão: com o intuito de acender o espírito a serviço da nação, trabalham com materiais fixos e portáteis (como barra, corda, vara, cavalo) no qual ocorre a criação de parques e ginásios para a prática de ginástica;
IV. Método Francês: Influenciados pelo pensamento de Jahn, visa o vigor físico de soldados, comandados por Napoleão, sendo, portanto fortemente influenciados por interesses dos movimentos naturais do ser humano;
Alternativas:
A ginástica não é recomendada para crianças por ter muitos movimentos difíceis e com pouca segurança.
Para os idosos o professor ensine movimentos que envolvam força, flexibilidade e resistência.
Para os adolescentes o professor pode interdisciplinarizar os conhecimentos de ginástica, por exemplo, apresentando informações uníssonas com biomecânica, biologia, corpo, dentre outros.
Através da ginástica para adultos devemos priorizar exercícios que irão melhorar sua capacidade física e habilidade motora.
Na infância as histórias infantis podem ser utilizadas como estratégia para o ensino de elementos gímnicos.
A tarefa de incluir a ginástica no contexto escolar não é fácil, já que as políticas públicas para ampliação de espaço físico, a compra de materiais e a constante necessidade de capacitação e ampliação de conhecimento dos professores ainda é escasso ou tímido. No entanto, independente da modalidade gímnica a ser elencada na escola, é preciso que o processo de aplicação seja coerente com a função da escola, ou seja, que respeite os alunos, instigue sua participação crítica e criativa, auxiliando na formação humana desse indivíduo. Para tanto, é preciso que:
Adaptar a técnica é condição para não descaracterizar a modalidade e dar possibilidade para que todos os alunos participem com segurança e motivação.
O professor deve realizar comparações formais e classificatórias para que o aluno tenha clareza do que precisa melhorar.
Em todo final de trabalho com a modalidade gímnica deve-se realizar um festival de ginástica para que o aluno apresente o seu trabalho.
Por questões de segurança a prática da ginástica só pode ser realizada em colchões, já que ela caracteriza-se pelas acrobacias de solo (rolamentos, estrelas, paradas e etc).
Ao ser implantada na educação física escolar, o professor foque primordialmente na detecção de talentos esportivos para montar grupos extracurriculares.
A ginástica na adolescência deve ser pautada em, exceto:
Ensinar as técnicas específicas da ginástica, incentivando a prática apenas entre alunos talentosos.
Iniciar um trabalho voltado para a aptidão física, entendida como o desenvolvimento global e equilibrado das capacidades físicas (resistência aeróbica, resistência muscular localizada e flexibilidade).
Trabalhar o aperfeiçoamento em habilidades específicas da modalidade praticada, no caso a ginástica.
Prevenir ou amenizar problemas posturais, que muitas vezes ocorrem devido ao desenvolvimento e mudanças corporais típicas da adolescência.
Aumentar gradativamente a complexidade e intensidade dos exercícios ginásticas a medida que se aumenta o repertório motor e as capacidades físicas.
Abaixo temos alguns movimentos da ginástica:
I - A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
II - A impulsão para um salto sobre a mesa.
III - A corrida para executar um mortal.
IV - A posição de abertura máxima das pernas no solo.
V - Um rolamento no solo.
Assinale a alternativa correta correspondente a esses movimentos.
I – Equilíbrio Dinâmico; II – Força Explosiva; - III – Resistência Anaeróbia; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Estático.
I – Equilíbrio Estático; II – Força Explosiva; - III – Velocidade de Deslocamento; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Dinâmico.
I – Flexibilidade; II – Força Explosiva; III – Velocidade de Deslocamento; IV – Agilidade; V – Resistência Aeróbia.
I – Velocidade de Reação; II – Força Explosiva; III – Flexibilidade; IV – Resistência Aeróbia; V – Agilidade.
I – Flexibilidade; II – Resistência Anaeróbia; III – Velocidade de Reação; IV – Agilidade; V – Força Máxima.
Assinale o movimento da ginástica que corresponde a um exemplo de equilíbrio estático:
A impulsão para um salto sobre a mesa.
A posição de abertura máxima das pernas no solo.
A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
Um rolamento no solo.
A corrida para executar um mortal.
Ao analisarmos os estudos sobre ginástica na escola é quase que unânime a opção pelo trabalho da ginástica geral nesse ambiente. Caracterizada pela base gímnica, no qual é importante a vivência de todas as ginásticas, na ginástica geral instiga-se o trabalho com vários fundamentos, exceto:
O número indefinido de participantes, mesclando sempre que possível os níveis de habilidades;
A composição coreográfica enquanto processo de ensino;
O uso de materiais não-tradicionais ao invés dos tradicionais, pelo seu valor da criatividade;
A inserção de vários elementos da cultura, como o teatro e o circo.
A liberdade de vestimentas para que esta se encaixe nos temas escolhidos;
O ser humano é um ser em constante movimento. O movimentar-se é a forma de se comunicar, estar e ser no mundo. No decorrer da história da humanidade, alguns movimentos específicos, relacionados às capacidades e habilidades físicas, passaram a ser organizados em diferentes categorias: na pré-história exercícios que facilitavam a sobrevivência (caça e pesca); na Antiguidade os exercícios como forma de cuidado do corpo integral (Atenas) ou para fortificar os guerreiros (Esparta); na Idade Média os exercícios para conquista de territórios (lutas); até que, nos tempos modernos ocorre a sistematização de diversas possibilidades de prática de exercícios físicos, que convencionou-se a chamar de “Métodos Ginásticos”. Mesmo com alguns ideais em comum, os métodos ginásticos organizaram-se diferentemente, sendo correta as opções:
I. Método Natural Calistênico: cujo princípio parlamentar visava a formação de líderes com espírito de iniciativa e leais para formar chefes de empreendimentos, principalmente pelo fato de estar à tona o crescimento da industrialização;
II. Método Sueco: organizava-se de forma que as questões relativas a rítmica e estética eram elencados e, no qual, o manuseio de aparelhos de pequeno porte, como bastões, arcos e cordas passaram a ser utilizados.
III. Método Alemão: com o intuito de acender o espírito a serviço da nação, trabalham com materiais fixos e portáteis (como barra, corda, vara, cavalo) no qual ocorre a criação de parques e ginásios para a prática de ginástica;
IV. Método Francês: Influenciados pelo pensamento de Jahn, visa o vigor físico de soldados, comandados por Napoleão, sendo, portanto fortemente influenciados por interesses dos movimentos naturais do ser humano;
Alternativas:
Adaptar a técnica é condição para não descaracterizar a modalidade e dar possibilidade para que todos os alunos participem com segurança e motivação.
O professor deve realizar comparações formais e classificatórias para que o aluno tenha clareza do que precisa melhorar.
Em todo final de trabalho com a modalidade gímnica deve-se realizar um festival de ginástica para que o aluno apresente o seu trabalho.
Por questões de segurança a prática da ginástica só pode ser realizada em colchões, já que ela caracteriza-se pelas acrobacias de solo (rolamentos, estrelas, paradas e etc).
Ao ser implantada na educação física escolar, o professor foque primordialmente na detecção de talentos esportivos para montar grupos extracurriculares.
A ginástica na adolescência deve ser pautada em, exceto:
Ensinar as técnicas específicas da ginástica, incentivando a prática apenas entre alunos talentosos.
Iniciar um trabalho voltado para a aptidão física, entendida como o desenvolvimento global e equilibrado das capacidades físicas (resistência aeróbica, resistência muscular localizada e flexibilidade).
Trabalhar o aperfeiçoamento em habilidades específicas da modalidade praticada, no caso a ginástica.
Prevenir ou amenizar problemas posturais, que muitas vezes ocorrem devido ao desenvolvimento e mudanças corporais típicas da adolescência.
Aumentar gradativamente a complexidade e intensidade dos exercícios ginásticas a medida que se aumenta o repertório motor e as capacidades físicas.
Abaixo temos alguns movimentos da ginástica:
I - A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
II - A impulsão para um salto sobre a mesa.
III - A corrida para executar um mortal.
IV - A posição de abertura máxima das pernas no solo.
V - Um rolamento no solo.
Assinale a alternativa correta correspondente a esses movimentos.
I – Equilíbrio Dinâmico; II – Força Explosiva; - III – Resistência Anaeróbia; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Estático.
I – Equilíbrio Estático; II – Força Explosiva; - III – Velocidade de Deslocamento; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Dinâmico.
I – Flexibilidade; II – Força Explosiva; III – Velocidade de Deslocamento; IV – Agilidade; V – Resistência Aeróbia.
I – Velocidade de Reação; II – Força Explosiva; III – Flexibilidade; IV – Resistência Aeróbia; V – Agilidade.
I – Flexibilidade; II – Resistência Anaeróbia; III – Velocidade de Reação; IV – Agilidade; V – Força Máxima.
Assinale o movimento da ginástica que corresponde a um exemplo de equilíbrio estático:
A impulsão para um salto sobre a mesa.
A posição de abertura máxima das pernas no solo.
A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
Um rolamento no solo.
A corrida para executar um mortal.
Ao analisarmos os estudos sobre ginástica na escola é quase que unânime a opção pelo trabalho da ginástica geral nesse ambiente. Caracterizada pela base gímnica, no qual é importante a vivência de todas as ginásticas, na ginástica geral instiga-se o trabalho com vários fundamentos, exceto:
O número indefinido de participantes, mesclando sempre que possível os níveis de habilidades;
A composição coreográfica enquanto processo de ensino;
O uso de materiais não-tradicionais ao invés dos tradicionais, pelo seu valor da criatividade;
A inserção de vários elementos da cultura, como o teatro e o circo.
A liberdade de vestimentas para que esta se encaixe nos temas escolhidos;
O ser humano é um ser em constante movimento. O movimentar-se é a forma de se comunicar, estar e ser no mundo. No decorrer da história da humanidade, alguns movimentos específicos, relacionados às capacidades e habilidades físicas, passaram a ser organizados em diferentes categorias: na pré-história exercícios que facilitavam a sobrevivência (caça e pesca); na Antiguidade os exercícios como forma de cuidado do corpo integral (Atenas) ou para fortificar os guerreiros (Esparta); na Idade Média os exercícios para conquista de territórios (lutas); até que, nos tempos modernos ocorre a sistematização de diversas possibilidades de prática de exercícios físicos, que convencionou-se a chamar de “Métodos Ginásticos”. Mesmo com alguns ideais em comum, os métodos ginásticos organizaram-se diferentemente, sendo correta as opções:
I. Método Natural Calistênico: cujo princípio parlamentar visava a formação de líderes com espírito de iniciativa e leais para formar chefes de empreendimentos, principalmente pelo fato de estar à tona o crescimento da industrialização;
II. Método Sueco: organizava-se de forma que as questões relativas a rítmica e estética eram elencados e, no qual, o manuseio de aparelhos de pequeno porte, como bastões, arcos e cordas passaram a ser utilizados.
III. Método Alemão: com o intuito de acender o espírito a serviço da nação, trabalham com materiais fixos e portáteis (como barra, corda, vara, cavalo) no qual ocorre a criação de parques e ginásios para a prática de ginástica;
IV. Método Francês: Influenciados pelo pensamento de Jahn, visa o vigor físico de soldados, comandados por Napoleão, sendo, portanto fortemente influenciados por interesses dos movimentos naturais do ser humano;
Alternativas:
Ensinar as técnicas específicas da ginástica, incentivando a prática apenas entre alunos talentosos.
Iniciar um trabalho voltado para a aptidão física, entendida como o desenvolvimento global e equilibrado das capacidades físicas (resistência aeróbica, resistência muscular localizada e flexibilidade).
Trabalhar o aperfeiçoamento em habilidades específicas da modalidade praticada, no caso a ginástica.
Prevenir ou amenizar problemas posturais, que muitas vezes ocorrem devido ao desenvolvimento e mudanças corporais típicas da adolescência.
Aumentar gradativamente a complexidade e intensidade dos exercícios ginásticas a medida que se aumenta o repertório motor e as capacidades físicas.
Abaixo temos alguns movimentos da ginástica:
I - A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
II - A impulsão para um salto sobre a mesa.
III - A corrida para executar um mortal.
IV - A posição de abertura máxima das pernas no solo.
V - Um rolamento no solo.
Assinale a alternativa correta correspondente a esses movimentos.
I – Equilíbrio Dinâmico; II – Força Explosiva; - III – Resistência Anaeróbia; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Estático.
I – Equilíbrio Estático; II – Força Explosiva; - III – Velocidade de Deslocamento; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Dinâmico.
I – Flexibilidade; II – Força Explosiva; III – Velocidade de Deslocamento; IV – Agilidade; V – Resistência Aeróbia.
I – Velocidade de Reação; II – Força Explosiva; III – Flexibilidade; IV – Resistência Aeróbia; V – Agilidade.
I – Flexibilidade; II – Resistência Anaeróbia; III – Velocidade de Reação; IV – Agilidade; V – Força Máxima.
Assinale o movimento da ginástica que corresponde a um exemplo de equilíbrio estático:
A impulsão para um salto sobre a mesa.
A posição de abertura máxima das pernas no solo.
A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
Um rolamento no solo.
A corrida para executar um mortal.
Ao analisarmos os estudos sobre ginástica na escola é quase que unânime a opção pelo trabalho da ginástica geral nesse ambiente. Caracterizada pela base gímnica, no qual é importante a vivência de todas as ginásticas, na ginástica geral instiga-se o trabalho com vários fundamentos, exceto:
O número indefinido de participantes, mesclando sempre que possível os níveis de habilidades;
A composição coreográfica enquanto processo de ensino;
O uso de materiais não-tradicionais ao invés dos tradicionais, pelo seu valor da criatividade;
A inserção de vários elementos da cultura, como o teatro e o circo.
A liberdade de vestimentas para que esta se encaixe nos temas escolhidos;
O ser humano é um ser em constante movimento. O movimentar-se é a forma de se comunicar, estar e ser no mundo. No decorrer da história da humanidade, alguns movimentos específicos, relacionados às capacidades e habilidades físicas, passaram a ser organizados em diferentes categorias: na pré-história exercícios que facilitavam a sobrevivência (caça e pesca); na Antiguidade os exercícios como forma de cuidado do corpo integral (Atenas) ou para fortificar os guerreiros (Esparta); na Idade Média os exercícios para conquista de territórios (lutas); até que, nos tempos modernos ocorre a sistematização de diversas possibilidades de prática de exercícios físicos, que convencionou-se a chamar de “Métodos Ginásticos”. Mesmo com alguns ideais em comum, os métodos ginásticos organizaram-se diferentemente, sendo correta as opções:
I. Método Natural Calistênico: cujo princípio parlamentar visava a formação de líderes com espírito de iniciativa e leais para formar chefes de empreendimentos, principalmente pelo fato de estar à tona o crescimento da industrialização;
II. Método Sueco: organizava-se de forma que as questões relativas a rítmica e estética eram elencados e, no qual, o manuseio de aparelhos de pequeno porte, como bastões, arcos e cordas passaram a ser utilizados.
III. Método Alemão: com o intuito de acender o espírito a serviço da nação, trabalham com materiais fixos e portáteis (como barra, corda, vara, cavalo) no qual ocorre a criação de parques e ginásios para a prática de ginástica;
IV. Método Francês: Influenciados pelo pensamento de Jahn, visa o vigor físico de soldados, comandados por Napoleão, sendo, portanto fortemente influenciados por interesses dos movimentos naturais do ser humano;
Alternativas:
I – Equilíbrio Dinâmico; II – Força Explosiva; - III – Resistência Anaeróbia; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Estático.
I – Equilíbrio Estático; II – Força Explosiva; - III – Velocidade de Deslocamento; IV – Flexibilidade; V – Equilíbrio Dinâmico.
I – Flexibilidade; II – Força Explosiva; III – Velocidade de Deslocamento; IV – Agilidade; V – Resistência Aeróbia.
I – Velocidade de Reação; II – Força Explosiva; III – Flexibilidade; IV – Resistência Aeróbia; V – Agilidade.
I – Flexibilidade; II – Resistência Anaeróbia; III – Velocidade de Reação; IV – Agilidade; V – Força Máxima.
Assinale o movimento da ginástica que corresponde a um exemplo de equilíbrio estático:
A impulsão para um salto sobre a mesa.
A posição de abertura máxima das pernas no solo.
A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
Um rolamento no solo.
A corrida para executar um mortal.
Ao analisarmos os estudos sobre ginástica na escola é quase que unânime a opção pelo trabalho da ginástica geral nesse ambiente. Caracterizada pela base gímnica, no qual é importante a vivência de todas as ginásticas, na ginástica geral instiga-se o trabalho com vários fundamentos, exceto:
O número indefinido de participantes, mesclando sempre que possível os níveis de habilidades;
A composição coreográfica enquanto processo de ensino;
O uso de materiais não-tradicionais ao invés dos tradicionais, pelo seu valor da criatividade;
A inserção de vários elementos da cultura, como o teatro e o circo.
A liberdade de vestimentas para que esta se encaixe nos temas escolhidos;
O ser humano é um ser em constante movimento. O movimentar-se é a forma de se comunicar, estar e ser no mundo. No decorrer da história da humanidade, alguns movimentos específicos, relacionados às capacidades e habilidades físicas, passaram a ser organizados em diferentes categorias: na pré-história exercícios que facilitavam a sobrevivência (caça e pesca); na Antiguidade os exercícios como forma de cuidado do corpo integral (Atenas) ou para fortificar os guerreiros (Esparta); na Idade Média os exercícios para conquista de territórios (lutas); até que, nos tempos modernos ocorre a sistematização de diversas possibilidades de prática de exercícios físicos, que convencionou-se a chamar de “Métodos Ginásticos”. Mesmo com alguns ideais em comum, os métodos ginásticos organizaram-se diferentemente, sendo correta as opções:
I. Método Natural Calistênico: cujo princípio parlamentar visava a formação de líderes com espírito de iniciativa e leais para formar chefes de empreendimentos, principalmente pelo fato de estar à tona o crescimento da industrialização;
II. Método Sueco: organizava-se de forma que as questões relativas a rítmica e estética eram elencados e, no qual, o manuseio de aparelhos de pequeno porte, como bastões, arcos e cordas passaram a ser utilizados.
III. Método Alemão: com o intuito de acender o espírito a serviço da nação, trabalham com materiais fixos e portáteis (como barra, corda, vara, cavalo) no qual ocorre a criação de parques e ginásios para a prática de ginástica;
IV. Método Francês: Influenciados pelo pensamento de Jahn, visa o vigor físico de soldados, comandados por Napoleão, sendo, portanto fortemente influenciados por interesses dos movimentos naturais do ser humano;
Alternativas:
A impulsão para um salto sobre a mesa.
A posição de abertura máxima das pernas no solo.
A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
Um rolamento no solo.
A corrida para executar um mortal.
Ao analisarmos os estudos sobre ginástica na escola é quase que unânime a opção pelo trabalho da ginástica geral nesse ambiente. Caracterizada pela base gímnica, no qual é importante a vivência de todas as ginásticas, na ginástica geral instiga-se o trabalho com vários fundamentos, exceto:
O número indefinido de participantes, mesclando sempre que possível os níveis de habilidades;
A composição coreográfica enquanto processo de ensino;
O uso de materiais não-tradicionais ao invés dos tradicionais, pelo seu valor da criatividade;
A inserção de vários elementos da cultura, como o teatro e o circo.
A liberdade de vestimentas para que esta se encaixe nos temas escolhidos;
O ser humano é um ser em constante movimento. O movimentar-se é a forma de se comunicar, estar e ser no mundo. No decorrer da história da humanidade, alguns movimentos específicos, relacionados às capacidades e habilidades físicas, passaram a ser organizados em diferentes categorias: na pré-história exercícios que facilitavam a sobrevivência (caça e pesca); na Antiguidade os exercícios como forma de cuidado do corpo integral (Atenas) ou para fortificar os guerreiros (Esparta); na Idade Média os exercícios para conquista de territórios (lutas); até que, nos tempos modernos ocorre a sistematização de diversas possibilidades de prática de exercícios físicos, que convencionou-se a chamar de “Métodos Ginásticos”. Mesmo com alguns ideais em comum, os métodos ginásticos organizaram-se diferentemente, sendo correta as opções:
I. Método Natural Calistênico: cujo princípio parlamentar visava a formação de líderes com espírito de iniciativa e leais para formar chefes de empreendimentos, principalmente pelo fato de estar à tona o crescimento da industrialização;
II. Método Sueco: organizava-se de forma que as questões relativas a rítmica e estética eram elencados e, no qual, o manuseio de aparelhos de pequeno porte, como bastões, arcos e cordas passaram a ser utilizados.
III. Método Alemão: com o intuito de acender o espírito a serviço da nação, trabalham com materiais fixos e portáteis (como barra, corda, vara, cavalo) no qual ocorre a criação de parques e ginásios para a prática de ginástica;
IV. Método Francês: Influenciados pelo pensamento de Jahn, visa o vigor físico de soldados, comandados por Napoleão, sendo, portanto fortemente influenciados por interesses dos movimentos naturais do ser humano;
Alternativas:
O número indefinido de participantes, mesclando sempre que possível os níveis de habilidades;
A composição coreográfica enquanto processo de ensino;
O uso de materiais não-tradicionais ao invés dos tradicionais, pelo seu valor da criatividade;
A inserção de vários elementos da cultura, como o teatro e o circo.
A liberdade de vestimentas para que esta se encaixe nos temas escolhidos;